a16z:3 formas pelas quais a tecnologia de criptografia ultrapassará a própria criptografia em 2026

作者:a16z crypto

编译:Felix, PANews

1. Previsão de maior escala de mercado, cobertura mais ampla e maior grau de inteligência

——Andy Hall, consultor de pesquisa em criptomoedas da a16z, professor de Economia Política na Stanford University

Os mercados preditivos já se tornaram uma tendência dominante. Até 2026, com sua integração com criptomoedas e IA, sua escala, cobertura e nível de inteligência só irão aumentar, trazendo também novos e importantes desafios para os construtores.

Primeiramente, este ano haverá mais contratos listados. Isso significa que será possível não apenas obter probabilidades em tempo real de eleições importantes ou eventos geopolíticos, mas também resultados em detalhes variados e probabilidades de eventos complexos e interligados. À medida que esses novos contratos revelarem mais informações e se integrarem às notícias (o que já está acontecendo), eles irão gerar questões sociais relevantes, como como equilibrar o valor dessas informações e como projetá-los melhor, tornando-os mais transparentes, auditáveis, etc. — e as criptomoedas podem justamente possibilitar isso.

Para lidar com a grande quantidade de contratos, são necessárias novas abordagens de consenso para resolver problemas nos contratos. Plataformas centralizadas podem resolver se um evento realmente ocorreu (como confirmar), mas casos controversos como o “evento do terno de Zelensky” ou o mercado de eleições na Venezuela evidenciam suas limitações. Para enfrentar esses extremos e ajudar a expandir os mercados preditivos para aplicações mais práticas, novas governanças descentralizadas e oráculos LLM podem ajudar a determinar a verdade de resultados contestados.

A IA abre mais possibilidades para oráculos além dos LLMs. Por exemplo, agentes de IA negociando nessas plataformas podem buscar sinais globais, ajudando a obter vantagens em negociações de curto prazo, revelando novas perspectivas de mundo e formas de prever eventos futuros. Além de atuarem como analistas políticos complexos capazes de consultar insights, ao estudar estratégias emergentes desses agentes, eles também podem revelar novas informações sobre os fatores fundamentais na previsão de eventos sociais complexos.

Os mercados preditivos vão substituir as pesquisas de opinião? Não; eles vão aprimorá-las (e as informações das pesquisas podem ser transmitidas aos mercados preditivos). Como cientista político, o que mais me entusiasma é como os mercados preditivos podem colaborar com sistemas de pesquisa de opinião ricos e vibrantes — mas isso também depende de novas tecnologias como a IA, que podem melhorar a experiência de pesquisa; e de tecnologias de criptografia, que podem oferecer novas formas de provar que os entrevistados de pesquisas são pessoas reais e não robôs, por exemplo.

2. Este ano, a tecnologia de criptografia fornecerá uma nova ferramenta fundamental para setores além do blockchain

——Justin Thaler, membro da equipe de pesquisa em criptografia da a16z, professor adjunto de Ciência da Computação na Universidade de Georgetown

SNARKs (uma prova criptográfica que permite verificar cálculos sem precisar reexecutar o cálculo) têm sido usados principalmente na área de blockchain por anos. Seu custo é extremamente alto: provar uma única computação pode custar até 100 milhões de vezes mais do que executá-la diretamente. Com milhares de verificadores compartilhando o custo, talvez valha a pena, mas em outros contextos, não é prático.

Porém, essa situação está prestes a mudar. Este ano, a prova zkVM terá custos reduzidos para cerca de 1 milhão de vezes, com uso de memória de apenas algumas centenas de megabytes — velocidade suficiente para rodar em smartphones, e custo baixo o suficiente para serem utilizados em qualquer lugar.

Esse número de 1 milhão de vezes é mágico, pois uma das razões é que a capacidade de processamento paralelo de GPUs de alta performance é cerca de 1 milhão de vezes maior do que a de CPUs de laptops. Até o final de 2026, uma única GPU será capaz de gerar provas em tempo real para cálculos executados por CPUs.

Isso realiza uma visão de pesquisa antiga: computação em nuvem verificável. Se você já executa cargas de trabalho de CPU na nuvem — porque sua quantidade de cálculo não justifica usar GPU, ou por falta de conhecimento técnico, ou por razões históricas —, será possível obter provas criptográficas de correção a um custo razoável. Os verificadores já estão otimizados para GPUs; seu código não precisa de otimizações adicionais.

3. Testemunhar o surgimento da “mídia de staking”

——Robert Hackett, equipe de edição de criptomoedas da a16z

O modelo tradicional de mídia (e sua suposta objetividade) já apresenta fissuras. A internet deu a todos o direito de se expressar, e cada vez mais operadores, profissionais e construtores estão dialogando diretamente com o público. Seus pontos de vista refletem seus interesses no mundo real, e surpreendentemente, o público muitas vezes não os despreza por suas ligações, mas os respeita por elas.

Essa mudança não é a ascensão das redes sociais, mas o surgimento de ferramentas criptográficas que permitem às pessoas fazer compromissos públicos verificáveis. Com a IA tornando barato e fácil gerar conteúdo ilimitado (seja uma opinião ou identidade verdadeira ou fictícia, qualquer conteúdo pode ser criado), confiar apenas na fala do público (ou robôs) já não é suficiente. Ativos tokenizados, contratos inteligentes de staking, mercados preditivos e registros on-chain oferecem uma base mais sólida de confiança: os comentaristas podem expressar opiniões e provar que suas ações e palavras são consistentes. Podcasters podem bloquear tokens para mostrar que não estão apenas especulando ou manipulando o mercado. Analistas podem vincular previsões a mercados de liquidação pública, criando registros de desempenho auditáveis.

Essa é a ideia inicial do que chamamos de “mídia de staking”: uma mídia que não apenas compartilha interesses, mas também fornece provas correspondentes. Nesse modelo, a reputação não vem de “boca a boca” ou de afirmações sem fundamento; ela vem de staking que permite fazer compromissos transparentes e verificáveis. A “mídia de staking” não substituirá outros formatos de mídia, mas os complementará. Ela oferece um novo sinal: não apenas “confie em mim, sou neutro”, mas “este é o risco que estou disposto a assumir e você pode verificar se o que digo é verdadeiro”.

Leitura adicional: previsão das 8 principais tendências da indústria de criptomoedas em 2026 pela a16z: ascensão de blockchains de privacidade, transformação de plataformas de negociação, entre outros.

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)