Entrevista | Dentro do fundo de $100m da Pi Network para utilidade no mundo real

A Pi Network dominou as manchetes em 14 de maio quando apresentou oficialmente um fundo de investimento de 100 milhões de dólares com o objetivo de impulsionar a utilidade no mundo real para o seu ecossistema.

O anúncio apresentou oficialmente a Pi Network Ventures, uma iniciativa de investimento ao estilo do Vale do Silício que financiará startups que construam dentro ou se integrem ao ecossistema Pi. Embora o fundo represente um pivô ousado e estratégico para uma adoção mais ampla, não foi bem recebido pelos investidores. Isso pode ser considerado um evento clássico de "compre o rumor, venda a notícia", já que o token Pi caiu drasticamente após a revelação.

O fundo irá priorizar startups de blockchain, juntamente com aquelas em setores como fintech, IA generativa, e-commerce e plataformas sociais.

A iniciativa não se trata apenas de capital de investimento; trata-se de integrar o Pi em casos de uso do dia a dia. De acordo com a Fundação, o fundo é projetado para oferecer valor estratégico e um impacto a longo prazo, favorecendo empresas que possam expandir o alcance do Pi além de sua comunidade cripto central.

Ainda assim, nem todas as reações foram positivas. Para os traders, a falta de impacto imediato do token foi uma deceção, já que o preço do Pi apagou grande parte de seu rali do início de maio. No entanto, do ponto de vista do desenvolvimento, a iniciativa sugere que a Pi Network está jogando o jogo longo, posicionando-se para apoiar os construtores. Em um ecossistema cada vez mais saturado de hype de curto prazo, isso sinaliza um compromisso mais profundo com o crescimento sustentável.

Para entender melhor o que a Pi Network Ventures significa para desenvolvedores, usuários e a comunidade em geral, o crypto.news entrevistou um porta-voz da Pi Network para explorar como o fundo será estruturado, que tipos de projetos provavelmente serão apoiados e como a comunidade desempenhará um papel na formação do próximo capítulo da evolução da Pi Network.

crypto.news: Você pode explicar de onde vêm os fundos no valor de 100 milhões de dólares e como estão estruturados?

Pi: O Pi destinado à iniciativa vem dos 10% dos tokens que são especificamente alocados para reservas da fundação (mais informações sobre a oferta de Pi e tokenomics estão disponíveis aqui).

PT: O financiamento será fornecido em fiat, stablecoins, tokens Pi, outras criptomoedas ou uma mistura de todos?

Pi: A iniciativa é realizada em Pi e USD. Embora os investimentos sejam geralmente denominados em dólares americanos, a Pi Network Ventures procurará fazer a maioria dos seus investimentos diretamente na forma de Pi. Isso significa que as empresas que aderirem ao ecossistema receberão investimentos na própria moeda em que seus negócios [transacionam e] ajudarão a se fortalecer e crescer

CN: Quem tomará as decisões de investimento para a Pi Network Ventures e qual será o papel ou os títulos da Pi Core Team?

Pi: Pi Network Ventures é um pool de investimentos estabelecido através da Pi Foundation, uma organização sem dono criada para orientar o desenvolvimento de longo prazo do ecossistema Pi e garantir a sustentabilidade e o bem maior da rede para as gerações futuras

PT: Como é que a Pi Network Ventures vai aplicar os 100 milhões de dólares? Existe um cronograma de investimento ou um teto por negócio, ou é uma implementação mais flexível e contínua que será alocada à medida que surgirem oportunidades?

Pi: Os investimentos da Pi Network Ventures têm como objetivo fornecer tanto capital quanto valor estratégico ao longo de um período mais amplo para as empresas que se acredita estarem melhor posicionadas para criar valor no mundo e buscam ajudar as empresas a fornecer maneiras adicionais de usar Pi em todo o mundo. A Pi Network Ventures pode fazer investimentos ao longo do tempo e de tempos em tempos, e pode interromper os investimentos a qualquer momento.

CN: Se a Pi Foundation está adotando uma abordagem de VC para seus investimentos, como isso diferirá do capital de risco tradicional?

Pi: As empresas nas quais a Pi Network Ventures pode investir obterão algo incrivelmente raro tanto no mundo cripto quanto no capital de risco tradicional: os fundos vêm com acesso ao mercado—potencialmente abordando dois dos componentes essenciais para a construção de startups. As empresas do portfólio terão a oportunidade de acessar uma base de usuários considerável, ativa e verificada por KYC, com dezenas de milhões de usuários da Pi Network em mais de 200 países e regiões, com mais de 19 milhões já verificados por identidade através do Pi KYC.

CN: Quais são os critérios e o processo para selecionar startups para receber financiamento da Pi Network Ventures? Um projeto precisa ser construído exclusivamente na blockchain Pi ou é suficiente integrar o Pi de alguma forma ( ou seja, aceitar Pi como pagamento )?

Pi: Mais detalhes sobre os critérios e o processo serão divulgados mais tarde. Mas o fator inicial a ser considerado é se uma startup ou negócio é inovador e cria valor para o mundo ou não, e se há uma equipe forte para fazer isso acontecer. Depois disso, a Pi Network Ventures avaliará se o negócio pode ajudar a expandir a utilidade do Pi e contribuir para o ecossistema. Requisitos específicos serão incluídos em anúncios futuros.

PT: Que especialização ou salvaguardas estão em vigor para garantir que $100M seja alocado de forma sábia e não apenas a projetos bem-intencionados, mas inviáveis?

Pi: Os processos de investimento da Pi Network Ventures procurarão refletir as práticas comuns utilizadas por empresas de capital de risco tradicionais do Vale do Silício, na busca, seleção, processos de avaliação e mais, projetados para identificar e apoiar startups e negócios de alto impacto e disruptivos.

Note que os investimentos da Pi Network Ventures têm como objetivo fornecer tanto capital quanto valor estratégico ao longo de um período mais amplo para aqueles que se acredita estarem melhor posicionados para criar valor no mundo e ajudar a fornecer maneiras adicionais de usar o Pi em todo o mundo. A Pi Foundation não é obrigada a investir o total de $100M, com base na qualidade dos candidatos e no número de startups aceitas na iniciativa. A Pi Network Ventures pode fazer investimentos ao longo do tempo e de tempos em tempos, e pode descontinuar os investimentos a qualquer momento.

PT: Existem setores ou casos de uso específicos que você está priorizando para investimento?

Pi: Embora as startups nativas de blockchain sejam certamente parte do portfólio, os investimentos da Pi Network Ventures também se concentrarão fortemente em setores de tecnologia geral, incluindo IA generativa e aplicações de IA, FinTech, pagamentos embutidos, plataformas de ecommerce, marketplaces, redes sociais e aplicações de consumo e empresariais no mundo real. Desde uma plataforma global de ecommerce que aceita Pi, até um serviço habilitado por IA que utiliza Pi para acesso ou créditos, até um negócio tradicional integrando Pi em seu programa de fidelidade—se uma empresa pode gerar utilidade no mundo real e progresso no ecossistema, a Pi Foundation planeja explorar oportunidades de investimento para apoiá-la.

PT: A Pi Network Ventures tem o objetivo de "aumentar a utilidade da Pi". Como vê isso a acontecer na prática?

Pi: À medida que mais empresas aceitam o Pi e o integram em aplicativos do mundo real — produtos, serviços, transações e experiências — os usuários poderão usar o Pi de maneiras mais diversas. Quando as empresas adotam o Pi, apresentam-no a novos utilizadores e casos de uso. Isso cria crescimento natural, mantendo o uso alinhado com a atividade real e utilidade, o que cria um ecossistema mais forte. Um ecossistema mais forte significa mais oportunidades para os usuários do Pi participarem, como usuários, construtores, trabalhadores e empreendedores.

Você irá fornecer mentoria, networking, etc?

Pi: Os programas de mentoria e apoio a desenvolvedores continuaram desde o período da Rede Envolvida até o presente – veja a resposta anterior.

A Pi Network Ventures é parte das diversas estratégias da Pi para aumentar a utilidade e empoderar o ecossistema Pi: investimento e incubação de alto sinal trabalhando em paralelo com movimentos de utilidade e ecossistema de base. Enquanto o investimento e a incubação de alto sinal tipicamente visam e apoiam um número limitado de startups e negócios de alta qualidade com base em critérios seletivos, os movimentos de base podem aproveitar a comunidade existente da Pi e potencialmente gerar uma maior quantidade de tentativas para utilidade em escala. A Pi emprega ambas as estratégias. A Pi Network Ventures pertence à primeira estratégia, enquanto medidas como hackathons e qualquer outra plataforma que aumente a construção de utilidade estão sob a segunda estratégia.

PT: Que papel terá a comunidade Pi nos Pi Network Ventures? Por exemplo, consideraria incorporar o feedback da comunidade na seleção dos produtos que serão financiados, ou talvez permitir que os usuários testem em beta produtos dessas startups?

Pi: A Pi Network sempre teve uma entrada descentralizada na seleção de desenvolvedores e projetos no passado. Isso ocorreu na aplicação Pi chamada Brainstorm, que é acessível através do Pi Browser, onde os Pioneiros fornecem suas opiniões sobre projetos através de múltiplas avaliações ou análises anônimas na aplicação, o que ajuda a eliminar ruídos e destacar melhores projetos. Os resultados das suas avaliações levaram a candidatos de muitos vencedores de hackathons no passado. Quanto à integração mais específica do feedback da comunidade no processo de seleção para o Pi Network Ventures, fiquem atentos para mais detalhes futuros.

PT: Como é que o Pi Network Ventures se encaixa na visão de longo prazo do Pi Network? Como é que este fundo de investimento moldará o roteiro do Pi para o futuro e como poderá ser uma economia Pi madura se o plano tiver sucesso.

Pi: Esta iniciativa permite que mais da produção mundial entre na Pi Network. Tem como objetivo trazer mais processos de produção do mundo real, seja na forma de aplicações, transações ou empresas, para a Pi, investindo cedo em startups e empresas que criam tais processos.

Este momento marca um passo crucial para o Pi—especialmente agora que a Open Network foi lançada e a conectividade externa está habilitada—abrindo a porta para a criação de utilidades mais impactantes e integração no mundo real.

Ao investir em startups e negócios, muitos dos quais constroem, integram e inovam com Pi, e trazem utilidade no mundo real para a rede, a Pi Network Ventures está lançando as bases para um ecossistema descentralizado que é globalmente acessível, orientado pela comunidade e economicamente significativo.

Ver original
O conteúdo é apenas para referência, não uma solicitação ou oferta. Nenhum aconselhamento fiscal, de investimento ou jurídico é fornecido. Consulte a isenção de responsabilidade para obter mais informações sobre riscos.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)