As qualidades das moedas ruins - Lira turca, shorting no mundo crypto e a narrativa de recompra

Autor: encriptação韋馱; Fonte: X, @thecryptoskanda

Eu ouvi falar pela primeira vez da “Lei de Gresham” no meu ensino secundário:

Em um cenário em que a taxa de câmbio legal permanece inalterada, a moeda de valor real mais baixo (moeda ruim) irá forçar a moeda de valor real mais alto (moeda boa) a sair de circulação, resultando em um mercado saturado de moeda ruim. também é o que normalmente chamamos de “moeda ruim expulsa moeda boa”.

Mas o que eu estava a pensar era: Uma vez que o mercado livre se baseia na oferta e na procura, se a moeda de má qualidade pode expulsar a de boa qualidade, não significa que a moeda de má qualidade é mais poderosa?

Depois do trabalho, percebi que esta questão é essencialmente determinada por posição + microestrutura.

  • No local de trabalho: Dentro de grupos de base, os bajuladores e os que se acomodam afastam os trabalhadores. Porque na ausência de uma estrutura micro com KPIs complexos, o custo de gestão do supervisor é o mais baixo.
  • No DEX: Especulação de novas moedas elimina projetos de longo prazo. Porque para o DEX, a receita de taxas é superior a tudo, e o custo mais baixo e a maior eficiência vêm da criação de eventos especulativos diretamente através de MM e grupos de conspiração.
  • Circulação de moeda: Todos querem trocar moeda de baixo custo por bens equivalentes. Devido à legalidade e à assimetria de informação, moedas de menor qualidade inundam o mercado, pois o custo e a eficiência de circulação dessas moedas são ótimos.

Na microestrutura orientada para objetivos, a “moeda má” tem vantagens incomparáveis em relação à “moeda boa”.

Onde foi o bom dinheiro?

Eles não foram eliminados, mas sim colecionados, retirados de circulação, tornando-se armazenamento de valor.

Portanto, a questão nunca foi se é bom ou mau, mas sim:

Moeda de transação vs Moeda de armazenamento de valor

O último tem poucos no mundo: ouro, BTC. Esta é a consensualidade, é uma religião.

Os restantes quase todas as moedas são do primeiro tipo — Inclui moeda fiduciária, bem como criptomoedas do setor.

Algumas pessoas acreditam que as moedas alternativas não têm valor e não deveriam existir. Mas, de acordo com esta lógica, não haveria necessidade de existirem mais de 190 moedas fiduciárias em todo o mundo, bastava usar o dólar.

Mas a verdade é que: muitas moedas não americanas estão a viver muito bem—— Desvalorização a longo prazo, mas o volume de negociações especulativas é enorme e continua a crescer.

O exemplo mais típico e também mais mágico é - a lira turca (TRY)

Lira Turca e Negociação de Carry Trade

A lira é uma moeda fiduciária mágica: as taxas de juro do banco central são extremamente altas, a inflação está em explosão e a desvalorização é estável.

  • Dados de 2025: Rendibilidade anual dos depósitos de cerca de 56,7%; inflação de cerca de 31%–34%; desvalorização anual em relação ao dólar de cerca de 21%; volatilidade implícita de 26%.

u97KHHayVf0svMZmY0S0AvbQbL5Vodhrc3N3qfIh.jpeg

A lira é o ativo com os maiores rendimentos em transações de arbitragem global.

Este tipo de “ativo lixo” é, no entanto, o favorito de grandes instituições como BlackRock e JPMorgan, e o seu principal mecanismo é o Carry Trade (negociação de arbitragem):

  1. Empréstimo: Empréstimo de moedas de refúgio com baixa taxa de juro e alta liquidez (como o iene, o franco suíço).
  2. Comprar: Trocar por lira, comer aquele spread acima de 50%.
  3. Proteção: Gerir o risco cambial através de swaps ou gestão de volatilidade.

Por que existe essa política monetária?

Porque o governante turco Erdoğan acredita firmemente na teoria não ortodoxa: a alta inflação é causada por altas taxas de juro. A sua operação passou por três fases.

2018-2022:

Nesta fase, a Turquia mantém taxas de juros baixas em um contexto de alta inflação e CPI elevado, sacrificando a taxa de câmbio em troca de autonomia.

2022-2023:

A Esudan tentou o “quero e quero”: quer uma taxa de câmbio baixa (política independente), mas não quer o colapso da taxa de câmbio e a agitação social (teme a instabilidade social), e não se atreve a fazer um controle de capitais total como a China (teme o colapso da credibilidade)

A única maneira é: tornar todo o sistema bancário financeiro “politizado”, ou seja, “ponzi”.

O resultado foi um golpe na cara, causando uma inflação mais alta (a inflação no final de 2023 não pode ser contida completamente).

2023-2025:

A explosão da inflação levou a um aumento das taxas de juro (mais de 50%), o que equivale a abrir mão da autonomia da política monetária.

Como é que uma política monetária tão agressiva consegue aguentar?

Do ponto de vista da Turquia:

  • Taxas de juros elevadas realmente aumentam a inflação
  • Mas a desvalorização contínua fortalece enormemente a competitividade das exportações
  • A Turquia é um dos maiores países industriais da Europa, com a maior população, e as exportações de produtos industriais cresceram durante 4 anos consecutivos.

txhtYoeugUo5P5DXEBkGOCkwEEKQNoC7yCLPcUT8.png

Ainda mais:

  • Conversão obrigatória de exportação
  • Impostos, matérias-primas, e o pagamento de mão de obra formam a roda de compras em lira
  • KKM e outras ferramentas de proteção de câmbio bloqueiam a demanda de troca de moeda

A Turquia, ciente de que não pode impedir a desvalorização, optou por não fechar completamente a conta de capital, mas sim usar taxas de juro extremamente altas para atrair Carry Trade. Embora seja um “ativo de taxa de juro Beta alta no mercado financeiro global”, o enorme volume de transações trouxe um prêmio de liquidez, preservando a capacidade do governo de emitir dívida e suas funções fiscais.

A lira não é um fracasso: uma moeda “com muito volume de transações, mas em desvalorização” é muito melhor do que uma moeda “que ninguém se atreve a tocar, diretamente falhada”

Por fim, para resumir, as principais razões pelas quais a lira turca (atualmente) consegue sobreviver:

  • Altas taxas de juro atraem Carry Trade
  • O banco central gere a volatilidade, tornando-a previsível
  • As características da taxa de câmbio da lira trazem uma demanda real.

Inspirações para o comércio de criptomoedas e design de sistemas

A semelhança entre a lira e a Crypto

Vendo isso, todos vocês com discernimento devem ter percebido que a lira é muito semelhante a muitas criptomoedas:

  • Inflação incontrolável ( a política monetária leva a VS a estrutura de fichas leva a ) ;

  • A pressão natural de queda nos preços causada pela inflação.

Em qualquer época, a política monetária da Turquia não tem como objetivo estabilizar a taxa de câmbio, mas sim para garantir a liquidez e a capacidade de financiamento do governo.

Da mesma forma: Qualquer projeto no espaço das criptomoedas que não tenha circulação total não pode manter o preço a longo prazo, muito menos aumentar. Qualquer recompra unidirecional, a uma taxa fixa, que possa ser antecipada, não pode ter sucesso.

a partir do Banco Central da Turquia, a narrativa de recompra de receita do setor de criptomoedas

Hype, Pump e outras histórias de recompra de 100% de rendimento soam muito bem, Fazer com que o holder tenha a ilusão de que “o preço tem suporte real de lucro”.

tleMCLLbAOtaqkIFtSDiCO9jDEDLfKNlmlvrbKtP.jpeg

A recompra de receitas de protocolo não é uma solução milagrosa

Mas a realidade é: Os fundos de arbitragem podem ser antecipadamente hedged, enquanto a recompra consome fundos e contrabalança o impacto no preço.

Assim como se o banco central da Turquia se comprometesse publicamente a estabilizar a taxa de câmbio, o capital de arbitragem global afluiria, reeditando a crise financeira asiática de 97. A lógica é a mesma.

projetar a economia dos tokens como Erdogan

O núcleo tem apenas dois pontos:

  • Manter a liquidez, e não manter o preço;
  • Gerir a estrutura da volatilidade, em vez da tendência.

Uma vez que a inflação é inevitável, que ela atraia fundos, crie liquidez, fazendo com que os ativos estejam sempre “em demanda”.

Do ponto de vista egoísta da equipe do projeto, essa forma de realização de lucro, A escala e o desconto são muito melhores.

Se o erro de política for contínuo, então já não é um risco, mas sim alpha

No mundo das criptomoedas, não existem erros de política, seja eles certos ou errados. Se o objetivo é atrair capital, então o que deve ser feito é fornecer certeza e um alpha contínuo para o capital.

Se seguirmos o design da lira, então o sistema de tokens de um projeto seria aproximadamente assim.

Deve haver receitas contínuas (protocólos financeiros / L1 de topo):

  • Os tokens têm uma funcionalidade de “imposto” que não pode ser contornada (Gas, taxas);
  • Fornecer um diferencial de taxa de juros em moeda que seja superior ao custo de oportunidade + condições de bloqueio;
  • A receita do protocolo forma um “tesouro centralizado”, comprometendo-se a ser usada apenas para intervir no preço dos tokens, mas não para recompra unidirecional mecânica e previsível;
  • Baseado na gestão de IV / RV / profundidade / taxa de financiamento e assegurar uma estrutura de volatilidade que possa ser coberta.

Os tokens podem desvalorizar-se devido à inflação previsível, mas os fundos de arbitragem fluirão para contratos, empréstimos e derivados, criando liquidez abundante.

Se essas ferramentas estiverem dentro do protocolo, as taxas podem ainda reverter para o tesouro, formando um volante.

Sim, esta é mais uma estrutura de “plano de mutualismo de dividendos”, que utiliza APY de dividendos e bloqueio de ativos para aumentar os custos afundados, desencadeando comportamentos de arbitragem com diferenças de taxa de juro e volatilidade previsível, aumentando os ativos liquidáveis e a drenagem, e reinvestindo no tesouro para aumentar o ciclo de APY.

A chave para esta estrutura reside na continuidade deste sistema, na capacidade dos projetos de obter receita de forma sustentada e na manutenção das taxas de juro de empréstimos em níveis controláveis.

No mundo das criptomoedas, as variáveis são poucas e não é necessário ser responsável pelos votos como no Sudão. Você pode construir um sistema de carry trade mais poderoso do que o lira.

As bolsas gostam de ti, o fundo líquido gosta de ti. Embora os holders não gostem de ti, este é o mercado das criptomoedas, já te demos uma oportunidade, não podes dizer que sou uma má pessoa por isso, sou apenas alguém bom que não é tão ortodoxo.

No mercado de criptomoedas, é verdade que vender a descoberto pode gerar lucro.

Na verdade, acabamos de responder a um mito tradicional do mundo das criptomoedas: “ninguém consegue ganhar dinheiro com vendas a descoberto”.

jwAC3gQ7JXKZaRJY8BS2p9SZIQCmZ9VClzGE7oH0.jpeg

A dificuldade de fazer short selling no mercado de ações dos EUA é porque:

  • Teto de rendimento em matemática
  • Bull Market Estrutural de Longo Prazo

Mas o mundo das criptomoedas não é.

A grande maioria dos projetos não consegue reverter a tendência, não há um sistema financeiro inteiro e “ferramentas de reflexividade em nível macro”, mudar desbloqueios ou políticas não adianta, e não é possível ter uma reversão instantânea da tendência de preços como a política do banco central da Turquia. Na maioria das vezes, é apenas sell the news e a queda continua.

Descer o preço não custa nada, subir o preço é que custa.

Claro, isso se manifesta principalmente em moedas com grande capitalização de mercado e alta liquidez, a inversão da tendência é muito difícil, é necessário um grande volume de negociação para valer a pena - derrubar não custa nada, subir é que custa.

O verdadeiro risco de fazer short

O verdadeiro risco de fazer short em criptomoedas de grande capitalização não vem do próprio projeto, mas sim da contraparte.

A sua avaliação de venda a descoberto é que “os touros não têm fundos suficientes para forçar uma liquidação.”

Mas e se a bolsa de valores de repente mudar as regras, resultando em uma variação extrema da taxa de financiamento ou uma retirada repentina da liquidez dos touros? Uma situação é a taxa que te mata lentamente, a outra é equivalente a uma redução disfarçada do custo de short.

Este é um problema comum a todos os CEX e DEX de perp com livro de ordens, incluindo Hyperliquid e Lighter. O mercado pré-hora da XPL e o MMT eram exemplos muito bons disso.

Neste caso, o que realmente precisamos é de um mercado de negociação infinito, semelhante ao JLP. Talvez você ainda possa ser afetado pela ADL, mas devido aos princípios de negociação do JLP, a probabilidade de encontrar riscos de cauda como os do MMT será grandemente reduzida.

BTC1,35%
XPL1,2%
MMT3,5%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar

Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)